Livraria Cultura

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

PALAVRAS, GESTOS, ATOS E FRAGRANCIA / Almas Perfumadas DRUMMOND DE ANDRAD








                        Palavras, gestos, atos e fragrância.


     Existem pessoas, almas encantadoras!
Usando minha sinceridade, eu percebo uma coisa que muitas vezes é postiça, superficial, forçada e muitas vezes transbordante. Impossível esconder, maquiar. Uma fragrância agradável ou dispensável. Vinda de dentro, sai dos olhos e dos mínimos gestos. E quando não há gestos também.
     Um pensamento foi expresso: “o silencio muitas vezes pode falar”. O silencio também pode ter uma fragrância boa, indiferente ou ruim.
      O interior de uma pessoa pode não ser tão secreto assim! Podemos mentir até para nós mesmos em relação a alguém, mas só calamos a verdade porque não temos o poder de rotular ninguém.
       As pessoas “falcinhas” até sem querer, são tão “passinhos miúdos”, “usam pantufas”, pensando que nunca entregarão a si mesmas e a realidade não é vista por outros. Bobagem, que bobagem. Dentro de nossas circunstâncias é quando podemos exalar nossa fragrância. Gente! Vamos ser civilizados, verdadeiros, amantes de uma liberdade intima de cultivar a reciprocidade de sentimentos, ações, terna afeição sem hipocrisia. Ser livre de alma e exalar verdade.
       Eu sei, tem gente que não gosta. Preferem ficar no limbo da existência. Aprendi com minha professora de pintura que podemos dizer um não com sabor sim, mas nem por isso vamos viver dizendo não o tempo todo. As pessoas precisam ter vez em nossa vida. Isso para mim quer dizer simplesmente que podemos dizer tudo, sem ferir, porque tudo se precisa dizer.
       As almas como diz Carlos Drummond, precisam exalar perfume, uma boa fragrância. Como é bom um cheiro de um bom perfume! Geralmente os bons perfumes têm embalagens delicadas, como as de uma joia. Sim, joia em fragrância para nossas narinas. Pessoas também podem ser assim. OU NÃO?
       Confesso que por gostar tanto de perfumes, eu gostaria de ser assim. Exalar uma boa fragrância de alma que agradasse a todos.
                                                 Clara3amores®

2 comentários:

  1. Que sensibilidade esse poema ALMAS PERFUMADAS, conheço sim e gostei de rever. Carlos Drummond estava mesmo muitíssimo inspirado e tudo que ele fala é isso mesmo que vejo em algumas pessoas como cheiro de alegria, de festa, de renovação,e tantas outras referencias boas e às vezes não tão boas assim.
    Beijos amiga

    ResponderExcluir
  2. NA MINHA OPINIÃO TODA POESIA, SEJA DE QUEM FOR, EXALA ALGO. PODE SER TAMBÉM O QUE SE ESCREVE. CADA UM COM SUA PECULIARIEDADE EXALAM SUAS FRAGRÂNCIAS. ALGUNS DOCES, OUTROS CÍTRICOS, OUTROS SECOS, OUTROS SUAVES. MAS CADA UM "TEM SUA BELEZA E SEU ENCANTO". EÇA DE QUEIROZ
    OBRIGADA PELO COMENTÁRIO E SINTA-SE BEIJADA. CLARA3AMORES

    ResponderExcluir