É muito bom quando fazemos alguma coisa e somos bem-sucedidos. Mas pode acontecer também que de alguma forma não sejamos reconhecidos ou gratos suficientemente por este sucesso, e a vida transcorra normalmente sem nos apercebermos disso. O sábio chinês diz que ele pode nos ser útil, só não diz se será imediatamente, a meio ou a longo prazo. É importante que este sucesso seja permanente em nossa vida. Mas com minhas desculpas ao chinês, eu pergunto: e se este sucesso não permanecer em nossa vida? Será que entendi o chinês? É quando chega o fracasso? Nossa vida é cheia de idas e vindas, como diz a música de Milton Nascimento.
A sensação de fracasso é tão ruim que adoece o corpo, a alma e o espírito. Mas vendo pelo lado do chinês, mesmo que este fracasso doa muito, que o que era tudo para nós não teremos condição de mantermos, e a ferida existente no íntimo lhe pareça que engoliu um gato selvagem vivo e você se sinta em carne viva por dentro, e eu posso dizer que já me senti assim. Eu chego a acreditar que o chinês nos quer dizer que esta dor, que todo este sofrimento, se soubermos o que fazer com ele, poderemos alcançar o maior dos sucessos, porque depois de chorarmos e desfalecermos e sentirmos o impacto de levantarmos nossas cabeças, respirarmos fundo e acalmarmos o “gato selvagem” e continuarmos vivendo como se cada dia precisasse ser vivido de cabeça erguida e sorrindo, eu acho que é saber o que fazer com o fracasso.
Gostaria muito de saber do chinês se eu estou sabendo aplicar seu provérbio. Eu acredito que seja mais ou menos assim transformar o fracasso em sofrimento e ser sensível e humilde para aceitá-lo ao mesmo tempo nos edificando.
Medo? Tenho medo, sim. Sou mortal! Mas só sabemos do que somos capazes quando chegar o momento. Com certeza chegará indubitavelmente a alegria do sucesso e a sensação do fracasso para todo mortal. Caberá a cada um como encará-los.
Talvez estes chineses saibam em si próprio a eficácia do ditado!
CLARA3AMORES
Talvez estes chineses saibam em si próprio a eficácia do ditado!
CLARA3AMORES
Nenhum comentário:
Postar um comentário