Livraria Cultura

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

COMO PODEMOS COMPREENDER OS OUTROS SE NÃO COMPREENDEMOS A NÓS MESMOS?

                       O que podemos realmente? Se podemos...
                     Existe uma frase de Ananda de Almeida Fonseca que é maravilhosa de se ler, meditar, duvidar, se esforçar para por em prática, para se achar até uma excelente pessoa se conseguir. É a seguinte: ”daqueles que não fomos capazes de compreender as atitudes, devemos compreender as razões”. Será que em todos os casos isso se aplica ou existem brechas, ou exceções para esse tão magnânimo pensamento? Eu escrevo o que penso e no momento eu estou pensando tantas coisas! Situações humanas de arrepiar os cabelos, como abandono de lar, estranhar amigos como meros animais, ééé só tenho visto cães fazerem isso, comentários à base de presunção, falta de gratidão, julgar sem ter a certeza se o julgamento é justo, dizer que ama quando não existe amor, seja fraterno, ágape, eros, seja qual for, não deve ser dito levianamente. Isso pode causar danos irreparáveis.
                     Porém, eu me sinto compelida em achar que em parte, aí estão as brechas, que o pensamento de Ananda é apropriado para pessoas racionais, não inteligentes, mas sábias, que sabe ponderar as coisas, ou melhor, situações adversas que poucos sabem quando por rédeas na mente, no coração e na língua. É claro que Ananda disse isso por algum motivo vivido, observado ou simplesmente ela é uma pessoa bonita e sensível.
                    Ser compreensivo é uma das mais belas qualidades, principalmente quando tangem as “razões”, não as “atitudes”. Se alguém que estiver lendo isto que escrevo, já passou por algum desagravo dessas situações colocadas, qual seu pensamento em relação ao que Ananda escreveu? Sabe gente, a vida para mim é o que eu escrevi lá atrás quando eu comparei com um novelinho de lã que rola pelo chão aderindo coisas que para nós são a olho nu ou à distância são imperceptíveis, mas à medida que ele rola pelo chão ele fica preenchido de coisas, migalhas, tudo que ele pode aderir. Observei este lance contemplando um gatinho brincar.
                   “Daqueles que não fomos capazes de compreender as atitudes, devemos compreender as razões”. As pronunciações, palavras, sentenças ricas de sentimento louvável e ponderações que nos fazem refletir, para mim ainda é uma das melhores coisas dessa vida. Eu me considero simplesmente uma garimpeira de pensamentos escritos, falados, expressões de olhares e de sorrisos que tenham o poder de me sacudir, me levantar, erguer, porque eu sou essa pessoa às vezes tão enfraquecida, precisando tanto ser compreendida, e se esforçando tanto para ser compreensiva.      
                                                         Clara3amores









                             Não compreendo a mim mesma quando sei que meus filhos são felizes e mesmo assim choro, o coração aperta, quando as "atitudes" e as "razões" se tornam um empasse.
                             Sou transparente, quem consegir me compreender e fica do meu lado em todas as horas faço minhas as palavras de Caio Fernando de Abreu, "se não quiz ficar comigo, do meu lado, ser meu amigo, minha oração do Pai Nosso foi ouvida, "livrai-me do mal, amém."   
                     

2 comentários:

  1. Clarinha de tantas coisas que admiro em você tem algo que se destaca. Você não se envergonha de ser quem é, de pensar o que pensa e de exprimir seus pensamentos sem pudor. Você é extremamente verdadeira e sensível, e contra isso não existe remédio porque no seu caso não é necessário. Você é feliz do seu jeito e nos permite saber isso com uma grande dose de generosidade. Você é corajosa, de uma coragem quase brutal, pois tira das entranhas uma força quase sobre-humana. Você é única no universo, minha amiga. Só existe uma VOCÊ no mundo, e isso não é bárbaro? Todas as pessoas que te rodeiam se sentem magnetizadas pelo teu jeito meigo e “profundo” de ser. Você emana coisas boas. Não creio que exista alguém que te tenha conhecido, não te tenha amado e não tenha permanecido nesse amor. Pense em cada um de seus amigos e veja como em suas diferentes personalidades fazem questão de estar contigo, mesmo que seja em pensamento. Na balança de sua vida pode acreditar que a das boas coisas sempre é a mais robusta, porque você põe em prática as sábias palavras de nosso Grande Mestre, Jesus Cristo: “Há mais felicidade em dar do que em receber”. Você é excelente nisso. Por isso em minhas preces sempre estarás incluída. E não se preocupe que nós te entendemos e amamos. Obrigada pelo prazer de te conhecer e de te admirar. Aceite um abraço bem quentinho e afetuoso.

    ResponderExcluir