Livraria Cultura

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

DIAS NEGROS / VOCÊ FOI MEU AMIGO. SINTO MUITO!


         Dias negros talvez existam para vermos e sentirmos os dias que são claros. Ah! Meu Deus do céu, sempre tive tanto medo de punições, que sempre procurei fazer as coisas certas para não “apanhar”. Mas isso é legítimo? Há tantas controvérsias que enumerá-las seria impossível. Para mim verdade só existe uma, jamais existiu ou existem variações de verdades. “Aquilo que o homem plantar, ele ceifará”. E agora meu Deus? Flopinho morreu, Galego meu amigo trabalhador, que me ajudou tanto no meu jardim, nas minhas pinturas, em peças mais pesadas, e que sempre me respeitou, foi assassinado brutalmente. Jô, tão jovem ainda, no hospital cirurgiada na cabeça, dois tumores, já extirpou um seio...   Gente eu não tenho coração para ficar bem. Eu não tenho coração de ficar bem. Querer não é poder essa é minha verdade! Não “querer é poder” como dizem por aí. Sinto-me dentro dum fogaréu me cercando e se aproximando. Mas eu sei que são apenas dias negros. Uma amiga me mandou ler o salmo 121 e eu digo amém, amém, amém, quantas vezes for preciso eu digo. Tendo plena certeza que o Deus que adoro escuta, está vendo o que escrevo neste momento. Não estais Deus? Com certeza estar.

             A graúna que ganhamos linda, negra, canta e eu sinto tristeza por todos os engaiolados por seus problemas intransponíveis, ou pelos que pensam que são intransponíveis, pelos inconsequentes que procuram escurecer seus dias em face do orgulho que  aprisiona a mente e o coração, engaiolando-o a si próprio.

            Sentimos essa tristeza se nos colocarmos no lugar dos outros porque o reflexo nos atinge, e eu sei que existem pessoas que vedam os olhos, tapam o nariz, entopem os ouvidos, lacram a boca, bloqueiam todos os sentidos para não serem atingidos por esses reflexos como isso os impedissem de ser humanos e vulneráveis. Eu me curvo totalmente com medo de “apanhar”, assim como quando eu era criança, apesar de nunca ter apanhado.

           Gente que leem o que escrevo, eu sou assim embora não quisesse ser porque não convém, a gente sofre e não resolve nada.

           TUDO PASSA ISSO NÃO CLICHÊ, fui eu que escrevi isso e eu não sou esquecidiça.  Sei que esses dias negros se vão...

            “Em ânsia, ide até os campos e sentai-vos junto aos lírios do campo e ouvi-los-eis sussurrando ao sol”. Não tecem panos para vestuários, nem levantam pedra ou madeira para abrigo; entretanto, cantam. Aquele que trabalha à noite supre-lhes as necessidades, e o orvalho da sua graça cobre-lhes as pétalas. ‘E não sois também seu cuidado, que nunca se cansa nem repousa? ’

                                               Gibran Khalil Gibran, Jesus, o filho do homem.                       Solidarizo-me à Tânia e Gilberto por Flopinho
                Solidarizo-me à Jô, mulher menina. Esta é a janela do quarto onde conversamos às tardes sobre as coisas da vida, verdades difíceis de aceitar.            
               
    

  Agradeço a quem me ofereceu o Salmo 121, obrigada!

  In memorian ao meu amigo Galego, bichinho do mato.
                           

        “Quem planta árvores, ama outros além de si mesmo”. Ele não sabia, era um bichinho, fazia parte da vida. Só isso!   
                                                                         Clara3amores ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário